O tempo que vai do retorno do cativeiro babilônico até a morte de Cristo (o texto se refere como “será morto o Ungido”), e sua ressurreição (o texto se refere a ela como “e já não estará”, pois ele não maisexistirá como morto) haveria de se cumprir em sessenta e nove semanas.

TEMPOS DIFÍCEIS: A expressão de que “as praças e circunvalações se daria em tempos angustiosos” se referem às sete primeiras semanas de anos. Após a reedificação, transcorreriam 62 semanas até o nascimento de Cristo e sua morte.

FALTA UMA SEMANA: Entretanto, o período profético revelado por Deus a Daniel cobria um período de setenta semanas. Na totalização, falta a concretização de uma semana.

70ª SEMANA – Consiste em dois momentos distintos, divididos em tempos iguais:

1 – Princípio de dores (Duração três anos e meio)

Compreende o período da abertura dos 6 selos

2 – Grande tribulação (Duração três anos e meio)

Compreende o período da abertura do 7° selo

ATENÇÃO COM O VERSO 26: “Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará;(Depois deste ponto e vírgula que separa as expressões “e já não estará – e o povo de um príncipe…”, passam-se quarenta anos para que aconteça a segunda parte do verso 26) e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas”.

FATO CONCRETIZADO: Isso aconteceu no ano 70 d.C., quando o general romano Tito, destruiu Jerusalém e o templo, e desterrou os sobreviventes pelas diversas regiões do império.

CRONÔMETRO PARADO: Depois da morte do Ungido (Cristo), que foi rejeitado pelos judeus, “interrompeu-se” a contagem do tempo.  Com a morte do Ungido (Cristo), teve início o tempo dos gentios, que é o tempo da graça, o tempo do novo Israel de Deus, o tempo da igreja.

RESUMO:

  1. JESUS morre no final da 69ª semana.
  2. O relógio profético é paralisado aqui.
  3. Em Atos 2 narra-se a descida do Espírito Santo e o nascimento da Igreja.
  4. Tem início o “tempo dos gentios” ou a “era da Igreja.