70º ANIVERSÁRIO DA SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL

Por que celebrar a Bíblia: É o livro mais lido, traduzido e distribuído, no Brasil e no mundo. Ela atravessou os mais diferentes formatos, do papiro à era digital. Primeira obra de grande porte a ser produzida por Gutenberg (o inventor da imprensa), a Bíblia continua sendo o livro mais impresso em todo o mundo, ao longo de cinco séculos. Considerada um tesouro da humanidade, a Bíblia completa já foi traduzida para 648 línguas, entre as 6.887 faladas no mundo, de acordo com dados de 2016. O Novo Testamento é encontrado em 1.432 línguas e trechos da Bíblia em 1.142 idiomas. Embora ainda restem mais de 3.222 línguas faladas por pequenos grupos – totalizando mais de 250 milhões de pessoas – que não possuem um só trecho da Bíblia traduzido, é relevante a importância do Livro Sagrado para pessoas das mais diversas etnias, em todos os pontos do planeta.

Recentemente, a Bíblia passou a ser disponibilizada em formato eletrônico, para ser acessada por smartphones e leitores digitais. Um exemplo é o aplicativo Bíblia Plus, desenvolvido pelas Sociedades Bíblicas Unidas – que reúne 147 Sociedades Bíblicas no mundo – por meio do qual são oferecidas, gratuitamente, traduções bíblicas em diferentes línguas.

Desde 2002, a Bíblia completa está disponível em Braile, tornando-se acessível também aos deficientes visuais. Outros públicos contemplados com edições especiais do texto bíblico são as pessoas com deficiência auditiva e comunidades indígenas e de imigração.

Já os Gideões Internacionais superam a marca de 2 bilhões de Bíblias e Novos Testamentos distribuídos. Eles doam anualmente mais de 80 milhões de Novos Testamentos, e os números estão crescendo em lugares como Brasil, Índia e Ásia.Através dos esforços de mais de 300.000 membros em 200 países, territórios e possessões, os Gideões compartilham mais de duas Escrituras a cada segundo, em mais de 90 idiomas.