Em um contexto geral, alegria e prazer se referem aos sentimentos de felicidade. No entanto, há uma diferença distinta entre alegria e prazer com base em sua fonte: é que a alegria surge dentro de você, enquanto o prazer é derivado de algo externo. A alegria é um sentimento de grande felicidade que surge dentro de você. A alegria é derivada de suas próprias ações, não do lado de fora. Por exemplo, ajudar alguém pode lhe trazer alegria. É a satisfação e a felicidade que sente sobre você que é interpretado aqui como alegria. A alegria pode ser encontrada dentro de nossos pensamentos, ser e existência.

Não é construído sobre coisas materiais e, portanto, não pode ser retirado. Por exemplo, você pode doar todas as suas posses mundanas e ainda ser feliz e alegre. Isso é por causa da alegria que você sente sobre suas ações e pensamentos.

Já o prazer é um sentimento de felicidade ou satisfação, e se refere à felicidade que derivamos de fontes externas. Por exemplo, conhecer uma pessoa, comprar uma roupa nova, conversar com um amigo, fazer uma viagem, assistir um filme, comer sua comida favorita, etc. ,você terá prazer. O prazer não é difícil de alcançar; você pode obter prazer, embora possa exigir gastar algum dinheiro. No entanto, o prazer é considerado um sentimento temporário. Não aumenta a qualidade de vida. Muitas atividades prazerosas estão associadas ao cumprimento de nossas necessidades biológicas básicas, como comer, exercitar, sexo, etc. A apreciação de arte e atividades como música, arte, dança e literatura também nos traz prazer.